História

história

1912
Ano da Fundação do Leça Futebol Clube
O Leça Futebol Clube foi fundado em 1912, fruto da junção de dois “clubes de bola”, de amigos, o Cruz Branca e o União Desportiva de Leixões, que jogavam juntos no campo de Hintze Ribeiro. Embora as circunstâncias da fundação não sejam inteiramente conhecidas, é sabido que as personalidades que impulsionaram a fundação foram António Lino Moreira (Capitão da Equipa) e J. Menezes. O primeiro jogo realizado oficialmente pelo clube foi contra o 1º de Portugal FC de Matosinhos, que terminou com a vitória da equipa estreante por 8-2. Os primeiros anos de vida do clube foram marcados apenas por alguns jogos particulares, com especial destaque para os intensos derbys contra o Leixões SC. A partir de 1916, o Leça FC sofreu com a saída de vários jogadores cruciais que mudaram de clube, resultando na dispersão dos restantes membros. A participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial e respetivo destacamento de múltiplos elementos agravou este movimento e acabou por ditar a cessão das atividades por parte do clube nesta altura.
1912
1922
O “Ano da Reorganização”
Durante o período turbulento da 1ª Guerra Mundial, a chama leceira nunca se extinguiu no coração dos adeptos, e assim, após o regresso à normalidade, os impulsionadores originais do Leça reorganizaram e profissionalizaram o clube. A partir deste ano, a gestão do Leça assumiu um carácter mais sério e formal, com a inscrição na Associação de Futebol do Porto e a aprovação dos estatutos. Como resultado, a equipa fez a sua estreia em competições oficiais organizadas por essa associação na temporada de 1922/23, participando no chamado “Campeonato da Promoção”. Depois de vencer a sua série, o Leça FC avançou para a final da competição, onde acabou por garantir o título de campeão ao derrotar a equipa do Invicta Sport Clube.
1922
1922
«Os Flechas de Leça»
Equipa “Os Flechas de Leça”, de 1922. Conjunto de jogadores que fez reacender a chama Leceira . António Lino Moreira (1º a contar da esquerda – guarda-redes) e Domingos Ramos (4º a contar da direita) são os homens que fizeram parte da história do clube no início e voltaram a reativar o Leça FC. (Da Esquerda: Lino Moreira, Lacerda, J.Bastillo, Zé “Galo”, Pitão, Teixeira, Américo, Domingos Ramos, Fernando Paiva, Rebelo, Aquiles)
1922
1928
A ascenção aos Campeonatos Nacionais
Após este percurso a nível regional, o Leça FC passou a obter resultados significativos a nível nacional. Essa ascensão começou com a sua participação no Campeonato de Portugal nas temporadas de 1927/28 a 1931/32, sendo digno de destaque a chegada aos quartos de final da competição na temporada de 1928/29.
1928
1935
Composição do Hino do Leça FC, por Jorge Bento
1935
1942
Ano da primeira subida à 1ª Divisão
Em 1942, o Leça FC alcança a subida à 1ª Divisão Nacional, um feito notável para o clube, pois à data, era uma equipa modesta, formada por jogadores da terra, todos eles futebolistas amadores. Apesar da modesta participação, algo natural para uma equipa estreante na 1ª Divisão, nunca faltou capacidade de luta e vontade de vencer aos jogadores leceiros, o que se traduziu em vitórias importantes, como frente ao Vitória SC por 3-1. O Leça FC apenas regressaria ao primeiro escalão do futebol português mais de 50 anos depois, em meados dos anos 90. Até lá percorreu um longo caminho no futebol nacional, militando, maioritariamente, na 2ª e 3ª Divisão Nacional.
1942
1957
Geração de ouro de juniores dos anos 50’
Na década de 50, a vida era pacata em Leça da Palmeira e sem grande realce, com o porto de Leixões e a cidade de Matosinhos a ficar com o destaque da região. Adicionalmente, a equipa sénior cambaleava entre as segundas e terceiras divisões, contribuindo para a pouca notoriedade da freguesia. Entretanto, nos escalões júniores, era formada uma equipa de jovens sobredotados na prática do futebol, com um grande carinho pelo emblema leceiro, que representavam. Na época de 1954/55 ganham o primeiro lugar na série, que seria uma amostra do que viria nos anos a seguir. Em 1955/56, voltam a ganhar o primeiro lugar na série, deixando um rasto de goleadas pelo caminho, e na final derrotam o Futebol Clube do Porto, sagrando-se campeões distritais. Na época seguinte, os juniores do Leça FC continuavam a arrasar tudo e todos, e sagram-se campeões regionais do Norte ao derrotarem o Maia F.C, S.C Braga e Académica de Coimbra. Por serem campeões Regionais do Norte, tinham direito a disputar a final a Leiria com o S.L. Benfica. A sucessão de vitórias e títulos colocava Leça da Palmeira no mapa, enchendo de orgulho os leceiros que sempre que se deslocavam a outras terras afirmavam com orgulho, ser de Leça da Palmeira, recebendo como resposta dos locais: “Da terra daqueles miúdos que ganharam tudo? Foram fantásticos…”. A final contra o S.L Benfica não se mostraria feliz para a equipa Leceira, que perdeu por 6-0 numa partida com resultado enganoso face à qualidade de jogo pelo Leça praticado, detendo oficialmente o título de vice-campeão nacional da época de 1956/57. Independentemente do resultado, a equipa tinha feito o suficiente para ficar escrita em letras de ouro na história do Leça Futebol Clube.
1957
1978
Conquista do Campeonato Distrital da AF Porto e Subida à III Divisão
A época de 1977/1978 viu a formação Leceira sagrar-se Campeã da 1ª Divisão Distrital da AF Porto e, assim, carimbar a sua subida à III Divisão
1978
1993
Conquista do Primeiro Título Nacional
Em 1992/1993, com um registo impressionante, o Leça FC venceu a Zona Norte da 2ª Divisão B, tendo conquistado o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão B e consequente promoção à 2ª Divisão de Honra, sob o comando de Fernando Festas.
1993
1995
Ano de subida ao primeiro escalão português
Esta conquista já vinha a ser preparada desde a época de 1991/92, quando um segundo lugar da Série B da 3ª Divisão Nacional, permitiu ao clube ascender à 2ª Divisão Nacional. Na época seguinte, e continuando a boa forma do clube, a equipa Leceira foi a vencedora da Zona Norte da 2ª Divisão ”B”, com grande vantagem sobre a concorrência. Este título teve uma importância acrescida para o clube, visto que foi o primeiro título de cariz nacional conquistado pela equipa sedeada em Leça da Palmeira. Depois de duas épocas na 2ª Divisão de Honra, atual Liga SABSEG, o Leça FC tornou-se campeão nacional deste campeonato, e, num feito histórico, ascendeu pela segunda vez ao escalão mais elevado do futebol português, onde iria permanecer nos três anos seguintes, apesar da turbulência financeira e diretiva que o clube experienciou nessas épocas. Nestes anos de ouro do Leça FC, o clube alcançou dois 14º lugares e um inédito 12º lugar na época 1997/1998, tendo lançado figuras de renome do futebol português, como Sérgio Conceição e Ricardo Carvalho, além de figuras emblemáticas do Leça FC, como o ponta de lança Constantino e o lateral esquerdo Nando.
1995
2021
Um final amargo para uma época de referência
A época de 2020/21 tinha tudo para ser uma época de sonho, mas viria a terminar em desilusão para os adeptos após verem o clube a ser castigado na secretaria, relembrando a época 1997/98, na qual o Leça FC tinha sido rebaixado da I Liga administrativamente. Na fase regular da Série C do campeonato de Portugal, o clube Leceiro teve um excelente desempenho, alcançando o segundo lugar e ficando apenas a dois pontos do campeão Trofense, o que lhe garantiu uma vaga na fase de acesso à Liga 3 que seria estreada na época seguinte. Nesta, o Leça manteve o forte desempenho a que tinha habituado os adeptos durante a época e em 6 jogos obteve 9 pontos, somando apenas 1 derrota, terminando assim em 2º lugar do grupo e com uma vaga na primeira edição da Liga 3 da época seguinte. No entanto, o final da época seria marcado pelo impedimento na inscrição da Liga 3, onde os leceiros viram a sua inscrição barrada pela FPF, perante os problemas judiciais que o clube enfrentava na altura, dando um final amargo ao que poderia ser uma época marcante na história do Leça FC.
2021
2022
Pela defesa da nossa raça
Em 2021/2022, o Leça FC teve um desempenho exímio na Taça de Portugal, ao chegar aos quartos de final, igualando o seu melhor registo de sempre (datado de 1994/1995), apenas caindo frente ao Sporting CP. Pelo caminho, os leceiros eliminaram o Lusitânia de Lourosa, o Sporting de Pombal, o Arouca, o Gil Vicente e o Paredes.
2022