A primeira jornada da Fase de Subida do Campeonato de Portugal levava o Leça Futebol Clube a receber a Associação Desportiva Marco 09, naquele que foi o quarto confronto da época entre as duas equipas. As bancadas de Leça da Palmeira vestiam-se de festa, num ambiente eletrizante que antecipava o equilíbrio esperado nesta fase final.
Filipe Mesquita apresentava um onze composto por Miguel Paiva na baliza, Diogo Ribeiro, Diogo Nunes, Richard e Coutinho na linha defensiva; Fábio Borges e Afonso Afonso no meio-campo, com Zé Domingos, Santi, Pauleta e Pedro Martelo mais adiantados.
O encontro começava equilibrado, com muita luta pela posse de bola, mas poucas oportunidades claras nos primeiros minutos. Aos 15’, a AD Marco 09 mostrava-se mais perigosa, aproveitando transições rápidas, mas o Leça FC reagia, e Zé Domingos, no meio da confusão na área adversária, quase fazia o primeiro.
O jogo tornava-se intenso e físico, com faltas a surgirem de parte a parte e cada duelo a ser disputado com alma. Aos 20 minutos, Martelo trabalhava bem, servia Zé Domingos, que, depois de uma boa incursão, rematava ao lado. O Leça FC crescia na partida e começava a empurrar a AD Marco 09 para trás.
Antes do intervalo, o Leça ainda criava perigo em cantos e remates exteriores, sobretudo pelos pés de Santi, obrigando o guarda-redes visitante a boas intervenções.
A segunda parte trouxe a mesma toada: muita entrega, pouco espaço para jogar, e as equipas a tentarem criar perigo nas transições rápidas. Aos 60’, uma jogada bem construída por Santi e Zé Domingos quase dava em golo.
Pouco depois, Miguel Paiva mostrava serviço ao negar, com uma defesa monumental, o golo do Marco 09.
O jogo animava e, aos 71 minutos, Zé Domingos desmarcou Pedro Martelo com um passe de classe. Frente a frente com o guarda-redes Bento, Martelo não tremeu e atirou a contar, fazendo explodir o Estádio do Leça FC em celebração. 1-0 para os homens da casa.
A partir do golo, o Leça geriu com inteligência a vantagem. Filipe Mesquita refrescou a equipa e lançou Pereira, Luís Simão, Maia, Rúben Candal e Noah para os minutos finais.
Richard, imperial nas alturas, e Miguel Paiva, seguro entre os postes, ajudavam a seguraram os três pontos até ao apito final.
Com esta vitória, o Leça FC arranca a Fase de Subida com o pé direito, somando três pontos importantíssimos na fase mais decisiva da temporada.