Empate sem golos na guarda

Futebol Séniores
15/12/2024

A Jornada 12 do Campeonato de Portugal levou o Leça FC até à cidade da Guarda para defrontar o Guarda FC.

Num palco gelado e sob o apoio fervoroso dos adeptos Leceiros que viajaram em massa, o Leça tentou regressar às vitórias, mas viu-se travado pela falta de eficácia.

O Leça FC começou a partida a todo o gás e quase inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, com Pauleta a rematar rente ao poste. O domínio da equipa visitante foi evidente nos primeiros minutos, com pressão alta e ataques constantes. Aos 5 minutos, Zé Domingos cruzou com precisão para Pauleta, mas este não conseguiu desviar para a baliza.

Apesar de um início avassalador, o Leça não conseguiu materializar a sua superioridade. Aos 20 minutos, a equipa esteve novamente perto do golo, após um canto de Coutinho que originou uma enorme confusão na área do Guarda, terminando numa grande defesa do guarda-redes adversário.

O Guarda FC, por sua vez, aproveitou algumas faltas próximas da área do Leça FC para ganhar metros no terreno, mas as suas finalizações eram sempre defendidas com segurança por Miguel Paiva. Aos 36 minutos, o Leça chegou a balançar as redes num contra-ataque bem construído por Zé Domingos, Martelo e Coutinho, com Pauleta a finalizar após um cruzamento de Nico. Contudo, a árbitra anulou o golo por fora de jogo.

O intervalo chegou com o marcador em 0-0, apesar do domínio claro do Leça na posse de bola e na criação de oportunidades.

A segunda parte começou como a primeira, com o Leça a pressionar alto e a encostar o Guarda à sua área. No entanto, as finalizações continuavam a faltar. Aos 60 minutos, Filipe Mesquita fazia as primeiras alterações e Pauleta dava lugar a Lowen.

Pouco depois, o jogo sofreu uma reviravolta. Miguel Paiva fez uma grande defesa para negar o golo ao Guarda FC, e, logo a seguir, um jogador da equipa da casa foi expulso por acumulação de amarelos. Com um a menos, o Guarda fechou-se no seu meio-campo.

Filipe Mesquita continuou a mexer na equipa, lançando Garro e Pedro Caeiro. Aos 75 minutos, Afonso Afonso quase marcou com um remate que passou muito perto do poste. Pouco depois, Lowen obrigou o guarda-redes adversário a uma defesa espetacular para evitar o golo.

Nos minutos finais, o Leça FC cercou completamente o Guarda FC, jogando praticamente só no meio-campo adversário. Cruzamentos de Nico e Pedro Caeiro criaram várias situações de perigo, mas os remates de Martelo, Lowen e Garro continuavam a pecar na precisão.

Filipe Mesquita ainda lançou Rúben Candal e André Sousa – este último regressado de lesão – mas o assalto final à baliza do Guarda não resultou. Os últimos minutos foram de sufoco para a equipa da casa, mas o apito final chegou com o 0-0 no marcador.

O empate a zero mantém o Leça isolado na liderança da Série B do Campeonato de Portugal, mas deixa um sabor agridoce pela superioridade não convertida em golos.

Últimas notícias

Futebol Séniores

Empate sem golos na guarda

Futebol Séniores

Eficácia a definir um duelo de históricos

Agenda Semanal 6 – 12 Dezembro