Apuramento para a Fase de Subida Carimbado

Futebol Séniores
16/03/2025

Com casa cheia e a possibilidade de garantir o apuramento para a fase de subida, o Leça FC recebeu o União de Lamas para a 23ª jornada do Campeonato de Portugal.

A equipa visitante entrou determinada e conseguiu criar perigo logo nos primeiros minutos, obrigando Miguel Paiva a intervir em algumas ocasiões.

Nos primeiros 10 minutos, o Leça FC apenas conseguiu um remate desenquadrado de Coutinho. Mas foi aos 15′ que a equipa da casa abriu o marcador. Afonso Afonso encontrou Zé Domingos na direita, que cruzou teleguiado para Pedro Martelo encostar para o fundo das redes, inaugurando o marcador.

No entanto, a resposta do União de Lamas foi rápida. Aos 19′, na sequência de um canto, os visitantes empataram a partida e, apenas dois minutos depois, completaram a reviravolta, deixando o Leça FC em desvantagem. A equipa visitante pressionava alto e dificultava a saída de bola do Leça, causando algum nervosismo na equipa da casa.

Aos 27′, Santi sofreu uma obstrução e o Leça teve um livre lateral perigoso, mas Afonso Afonso rematou ao lado. A equipa da casa acumulava poucas oportunidades claras, enquanto o União de Lamas continuava a levar perigo sempre que se aproximava da área de Miguel Paiva.

Aos 42′, Martelo quase empatava a partida, mas a bola foi tirada em cima da linha de golo. No último lance da primeira parte, o Leça chegou a marcar, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

No regresso do intervalo, Filipe Mesquita fez a primeira alteração: a troca de Noah por Pauleta. Apesar disso, o União de Lamas continuava a conseguir aproximar-se da área do Leça com facilidade.

Aos 60′, Santi deu lugar a Nicolas e, dois minutos depois, surgiu a oportunidade para o empate. Diogo Ribeiro assistiu Pauleta dentro da área, que, depois de dominar a bola, foi rasteirado. O árbitro assinalou penálti, que Martelo converteu com segurança para o seu 14º golo da temporada.

O Leça FC ganhou confiança com o golo do empate e, apenas três minutos depois, Nicolas combinou bem com Pauleta, que no coração da área não desperdiçou e consumou a reviravolta. O placar marcava 3-2, mas o jogo continuava aberto, com oportunidades para ambas as equipas.

Aos 80′, Filipe Mesquita fez mais duas alterações, com as entradas de Maia e Pedro Caeiro para os lugares de Fábio Borges e Zé Domingos.

O Leça FC tentava controlar a vantagem, e nos minutos finais conseguiu selar o triunfo. Aos 93′, Pedro Caeiro cruzou da esquerda e encontrou Pauleta, que cabeceou para o fundo das redes, fechando o marcador em 4-2 e garantindo o golo da tranquilidade.

Foi uma vitória suada, mas merecida, que carimbou matematicamente a presença do Leça FC na próxima fase, com ainda três jornadas por disputar.

Últimas notícias

Futebol Séniores

Vitória no último suspiro

Futebol Séniores

STRADAR e LEÇA FC SAD renovam protocolo de  apoio ao Espaço Solidário da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira

Futebol Séniores

Apuramento para a Fase de Subida Carimbado