Triunfo Heróico no Marco de Canaveses

Futebol Séniores
09/02/2025

A Jornada 18 levou o Leça Futebol Clube até Marco de Canaveses, num duelo entre equipas que lutam pelos lugares cimeiros da Série B do Campeonato de Portugal.

Depois de uma goleada em casa frente à AD Camacha, os Leceiros procuravam quebrar a tendência de empates frente à AD Marco 09 e conquistar a primeira vitória da época sobre os Marcoenses.

Santi regressava após castigo e compunha a frente de ataque composta por Zé Domingos, Pauleta e Martelo.

O jogo começou intenso, com a equipa da casa a entrar forte e a criar duas oportunidades claras logo nos minutos iniciais. Mas aos 12 minutos, a resposta Leceira foi letal. Grande abertura de Afonso Afonso para Santi, que, com um remate em arco, fez a bola embater na base do poste. Na recarga, Pedro Martelo estava no sítio certo e encostou para o fundo das redes. Estava inaugurado o marcador a favor do Leça FC.

Aos 20’, Santi voltava a dar nas vistas com uma arrancada pela direita, mas o remate saiu ligeiramente ao lado. O Marco 09 não se dava por vencido e continuava a procurar o empate, com Miguel Paiva a brilhar aos 32’ ao travar uma finalização perigosa com uma grande defesa.

O jogo seguia equilibrado e, mesmo nos instantes finais da primeira parte, surgiu um momento que poderia ter mudado a história do encontro: aos 49’, Diogo Nunes viu vermelho direto, deixando o Leça FC reduzido a 10. Para reorganizar a equipa, Filipe Mesquita sacrificou Pauleta e lançou Luís Simão. O intervalo chegava com os visitantes em vantagem, mas com um desafio pela frente na segunda metade do encontro.

O segundo tempo começou com a AD Marco 09 a assumir o controlo, tentando tirar proveito da superioridade numérica. Aos 52’, a equipa da casa esteve perto do empate, com um remate a passar rente ao poste. Mas o Leça respondeu de imediato num contra-ataque rápido de Afonso Afonso, que conquistou um canto e afastou o perigo da sua área.

Aos 56’, nova investida Leceira. Santi cruzou para Zé Domingos, que por muito pouco não aumentou a vantagem. No minuto seguinte, Martelo e Zé Domingos voltaram a combinar, mas o remate foi desviado para canto. Na sequência, Richard elevou-se mais alto que todos e fez o estádio tremer, mas a bola saiu por cima.

A AD Marco 09 não desistia e, aos 61’, voltou a assustar com um remate à trave. O jogo era intenso, e Filipe Mesquita voltou a refrescar a equipa com as entradas de Noah e Nuno Pereira para os lugares de Martelo e Zé Domingos.

Com 20 minutos para o final, o golo solitário de Martelo continuava a fazer a diferença.

Aos 70’, novo lance de perigo para o Leça, com Richard a cabecear ligeiramente por cima após um canto. Noah, pouco depois, brilhou com uma jogada individual, ultrapassando dois adversários e levando perigo à baliza adversária.

A reta final foi um teste à solidez e união do Leça.

Nos descontos, que se prolongaram por longos nove minutos, a AD Marco 09 lançou-se com tudo, cruzando bolas sucessivas para a área Leceira, mas Miguel Paiva demonstrava segurança entre os postes e a defesa resistia com firmeza.  Do outro lado, Noah e Santi procuravam esticar o jogo, segurar a bola e afastar o perigo da sua área.

Nos últimos instantes, o Marco 09 encostou o Leça FC à sua baliza, tendo em conta a vantagem númerica que beneficiavam desde os 45′, mas os Leceiros seguraram o 0-1 com raça e solidariedade.

O apito final confirmou a vitória sofrida, mas merecida do Leça Futebol Clube, que sai de Marco de Canaveses com três pontos valiosos que reforçam a liderança da série B do Campeonato de Portugal.

Últimas notícias

Futebol Séniores

STRADAR e LEÇA FC SAD renovam protocolo de  apoio ao Espaço Solidário da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira

Futebol Séniores

Apuramento para a Fase de Subida Carimbado

Futebol Séniores

Leça FC vence em Gondomar e soma sétima vitória consecutiva